O 9º UNISINDICO foi um tremendo sucesso, o evento ocorrido no último sábado, dia 25/04, se iniciou com muita interatividade com os síndicos, que foram recebidos com um delicioso café da manhã e pelos patrocinadores.
O estante da Itelligence Group foi um grande sucesso, pudemos falar pessoalmente com muitos síndicos, esclarecer diversas dúvidas, especialmente sobre AVCB, que foi o assunto do momento entre os síndicos, pois estão preocupados com a Lei Complementar 1257/15 que entrará em vigor em Julho de 2015.
O Dr. Márcio Rachkorsky iniciou as palestras do evento alertando sobre um tema tanto quanto atual, sobre os HATERS – os ODIADORES, que são pessoas que odeiam outras pessoas simplesmente pelo fato de não estarem satisfeitos com algum assunto e as atacam, as expondo de forma a constranger e compromete-las publicamente. O Dr. Marcio alertou que os síndicos vêm frequentemente sendo alvo de odiadores que não estão satisfeitos com a sua gestão no condomínio e que a melhor forma de precaver e se defender desses ataques é se comunicarem com os condôminos, através de assembleias e informativos que vão deixar transparentes suas ações no condomínio.
A segunda palestra foi do biólogo Randy Baldresca “Pragas Urbanas em Condomínios – Riscos à edificação, Condôminos e aos Síndicos”, o Randy nos informou que São Paulo e as regiões metropolitanas estão sofrendo com o elevado número de pragas urbanas e os perigos que elas podem representar aos condomínios seja por estrutura ou por transmissão de doenças: dentre eles cupins, ratos, pombos, morcegos e escorpiões, entre outros.

A terceira palestra foi da Engenheira Civil Paula Landi, “A Crise Hídrica: Redução de Consumo de Água em Condomínios”, que nos alertou sobre a crise hídrica que enfrentamos atualmente em São Paulo, e através de dados históricos e gráficos demonstrou a dimensão da crise, onde recordes de seca e mesmo racionando o uso ainda precisamos de maior conscientização e buscar soluções que reduzam o consumo da água.

Trazendo o assunto para o “mundo dos condomínios”, a Eng. Paula lembrou sobre a dificuldade dos sistemas hidráulicos antigos que não colaboram com a redução do uso da água, e demonstrou ações para mudar o cenário, como por exemplo: individualização da distribuição da água por conjunto ou ao menos separar por bloco, entender a população do condomínio e fazer o cálculo de quanto cada individuo gasta por mês, adequar equipamentos como registros, válvulas e bacias, pois as mais atuais diminui o desperdício, combater perdas com manutenção do sistema hidráulico, por exemplo: o sistema de registro de recalque que recebe água com pressão e tem parte da tubulação enterrada dificultando a identificação de vazamentos, a utilização dos redutores de pressão e ainda após todas as ações monitorar mensalmente a conta de água e sempre que necessário reforçar quanto a redução do consumo.

Após a terceira palestra tivemos uma rodada de perguntas e respostas com nossos palestrantes, onde os síndicos realizaram diversas perguntas que foram excelentemente esclarecidas.

Depois das palestras os síndicos foram recepcionados com um delicioso almoço de relacionamento e tiveram a oportunidade de visitar novamente os estandes dos patrocinadores.
Após o retorno do almoço os síndicos participaram dos sorteios dos prêmios oferecidos pelos patrocinadores do evento, e o Sr. JOSÉ RAFAEL DA FONSECA do EDIFICIO POEMA foi o sortudo que ganhou o prêmio da Itelligence, uma TV LED 32¨.

Agradecemos a participação de todos os síndicos que puderam estar presentes e aos que não puderam ir esperamos com este breve resumo motivá-los a participar do evento em 2016, onde a Itelligence estará presente novamente.