AVCB

A finalidade do auto de vistoria do corpo de bombeiros é a regularização da(s) edificação(es), quanto as condições de segurança contra incêndio de acordo com o Decreto 56819/11.

Neste Decreto foi estabelecido que os responsáveis pelas edificações devem regularizar as instalações para prever a segurança contra incêndio e solicitar a vistoria do Corpo de Bombeiros, para obter ou renovar o AVCB.

Para a obtenção do AVCB é necessário ter o Projeto de Segurança, que é a planta que  define todos os itens de segurança contra incêndio necessários para a edificação. Uma vez aprovado junto ao Corpo de Bombeiros o projeto de segurança só vai precisar de alteração caso haja modificação na planta estrutural da edificação.

O Certificado de AVCB é obtido após a realização de uma vistoria oficial realizada pelo Corpo de Bombeiros, onde serão verificados se todos os itens de segurança estão em perfeito funcionamento.

Uma vez aprovada a vistoria é necessário o atestado de conformidades das instalações elétricas, pára raios, equipamentos contra incêndio, brigada de incêndio, entre outros. Então o certificado de AVCB é emitido com validade de até 5 anos, conforme os riscos da edificação.